A lenda do Homem da Madrugada é uma história assustadora que tem sido passada de geração em geração na região sul do Brasil. Dizem que ele era um ser estranho e sombrio que andava pelas ruas das cidades nas madrugadas, sempre à procura de suas vítimas.
O Homem da Madrugada tinha aparência de um ser humano comum, mas suas roupas eram tão negras quanto a noite, e suas mãos eram enormes e sinistras. Dizem que ele tinha olhos brilhantes e vermelhos, como se fossem feitos de fogo. Ele sempre aparecia sussurando coisas estranhas e ameaçadoras, e quem o encontrasse corria o risco de nunca mais voltar para casa.
A lenda afirma que o Homem da Madrugada não tinha alma e que não sentia nada além de ódio e vingança. Ele tinha uma missão: encontrar e levar as almas dos mortais para o mundo dos espíritos. Quem o encontrasse seria imediatamente levado para o além-túmulo, sem a chance de se defender ou escapar.
A lenda do Homem da Madrugada é uma história muito antiga e ainda é contada até hoje, principalmente para assustar as crianças e os adolescentes. Embora não haja evidências concretas de sua existência, muitos acreditam que ele ainda anda pelas ruas nas madrugadas, à procura de suas vítimas. Portanto, é melhor ficar longe das ruas nas noites mais escuras, para não correr o risco de encontrá-lo.