A história começou como uma piada, virou um meme e se tornou o pesadelo de muitos pais mundo afora. No Brasil, inclusive, teve programa de TV alardeando o perigo e as maldições que a medonha figura das redes sociais podia trazer — e até o Ministério Público entrou na dança.
Uma figura misteriosa aparecia nas redes sociais ou mesmo no WhatsApp convocando jovens e crianças a participarem de desafios macabros. A figura usada era de uma estranha mulher com o rosto deformado, com grandes olhos e uma boca medonha.
Os tipos de desafios variam de acordo com os relatos. Haviam histórias de que pedia para que os participantes se mutilassem, que matassem os pais, que cometessem crimes em suas escolas ou mesmo que se jogassem da janela mais próxima.
E por que as pessoas participariam dessa maluquice? Segundo a lenda urbana, a Momo era algum tipo de criatura macabra existente na internet e que negar seu chamado traria algum tipo de maldição, de forma que a vítima não teria outra opção a não ser participar do jogo macabro.
Não demorou muito para que descobrissem que a tal imagem era apenas uma escultura japonesa. Contudo, a creepypasta já havia se consolidado e a Momo passou a fazer parte do imaginário macabro da internet a ponto de também ganhar um filme próprio.