E a verdade é que ninguém sabe ao certo qual a história certa dessa lenda. O uso mais comum do meme é em histórias em que Jeff aparece no quarto das pessoas quando elas estão dormindo. Com esse seu rosto completamente distorcido, sorriso medonho e um olhar fixo em sua vítima, ele fica sempre embaixo ou atrás da cama observando sua presa. E, quando é notado, ele apenas sussurra “Vá Dormir”, como se esperasse por aquele momento para atacar.
Mas há relatos também de que Jeff foi um garoto que teve o rosto queimado em uma briga quando criança e, depois disso, enlouqueceu. Outra versão afirma que ele teve seu rosto desfigurado por causa de ácido e, por já ter uma tendência violenta, surtou e decidiu que iria matar qualquer pessoa que encontrasse pela frente.
Por fim, há a versão que muita gente considera ser a verdade por trás de Jeff, The Killer. Segundo o site Know Your Meme, a imagem de Jeff sorrindo seria, na verdade, uma versão alterada de uma foto de Katy Robinson publicada no 4chan em 2008. Segundo a página, a jovem teria se suicidado após ser vítima de bullying no fórum. Essa história nunca foi confirmada.