Jack é um alcoólatra, que bebeu muito especialmente durante a noite do dia das bruxas. Nessa noite, o diabo veio levar sua alma. Os dois fazem um trato. Jack pediu que o diabo virasse uma moeda para que ele pudesse tomar sua última bebida. O diabo concorda. Jack coloca o diabo em forma de moeda em sua carteira, que por sua vez, possui, um símbolo de cruz, o que prende o diabo ali. O diabo só é libertado ao fazer um acordo com Jack, no qual, ele poderia viver mais um ano.
No ano seguinte, Jack consegue enganar o diabo novamente. Mas morre espontaneamente logo depois. Por ser um alcoólatra, ele não foi aceito no céu. Então indo para o inferno, ele dá de cara com o diabo que havia enganado.O diabo enfurecido, também não o quis no inferno e o mandou para a noite escura com apenas uma brasa de carvão para iluminar o caminho.
Para guiar seus caminhos, Jack teria colocado o carvão em um nabo esculpido, fazendo assim uma lanterna. Assim, Jack estaria vagando na Terra, sem lugar no céu e nem no inferno.
Elementos de decoração como rostos assustadores em nabos, batatas e abóboras, são colocados em esculturas em janelas para afugentar os espíritos miseráveis e malignos,
como Jack.